Etiquetas

 

Acabei de receber um e-mail com esta “notícia”:

 

 

 

Olá colegas,

Nesta fase da contestação às políticas do ME e atendendo aos constrangimentos criados pela convocação de duas manifestações de professores (8 e 15 de Novembro), O Movimento PROmova partiu para o processo negocial com a Fenprof e os outros Movimentos com o lema “Unidos, ganhamos todos; divididos, perdemos todos”. A partir deste espírito, foi possível concertar posições à volta de um conjunto de princípios prioritários e indeclináveis para os professores, além de estruturantes da “genética” do PROmova, especificamente, a exigência de suspensão imediata deste modelo de avaliação do desempenho e a rejeição da divisão arbitrária e injusta da carreira que, entre outras injustiças, desacredita todo o processo de avaliação do desempenho. Como estes postulados se encontram salvaguardados no comunicado conjunto, não hesitamos em contribuir para a unidade dos professores, associando-nos à ideia de uma manifestação única de sindicatos e movimentos.

Neste sentido, apelamos a todos os educadores e professores portugueses para rumarem a Lisboa, no dia 8 de Novembro, dando um sinal inequívoco da sua força reivindicativa. Uns irão pelos seus sindicatos, outros irão pelos movimentos com que se identificam e outros irão por si próprios. Mas é importante que vamos todos!

Para nós, mantém-se o apelo que lançámos “Uma escola, um autocarro”, pelo que os professores que abriram, nas escolas, inscrições para o dia 15, devem manter essa iniciativa, transferindo-a para o dia 8, e apresentarem-se, em Lisboa, em nome da sua escola.

Encontramo-nos todos, em Lisboa, no dia 8 de Novembro.

Aquele abraço,

PROmova

–~–~———~–~—-~————~——-~–~—-~

Recebeu esta mensagem porque está inscrito em Grupo “Escola Pública” do Grupos Google. 
 Para enviar mensagens para este grupo, envie um email para escola-publica@googlegroups.com 
 Para anular a inscrição neste grupo, envie um email para escola-publica+unsubscribe@googlegroups.com 
 Para mais opções, visite este grupo em http://groups.google.com/group/escola-publica?hl=pt-PT

 Entretanto, como sou um tipo curioso, fui espreitar os blogues dos outros dois movimentos, que por acaso até são os promotores da manifestação de dia 15. E o que vi não me parece exactamente concordante com esta posição.

No blogue da Apede encontrei apenas o comunicado conjunto, que por acaso já tinha 4 comentários agregados e pouco condizentes com esta posição do ProMova.

Já no blogue do Mup, o apelo à mobilização para dia 15 é claro e explícito.

É como a história do velho do rapaz e do burro… cada cabeça sua sentença!

Mas há quem ache que isto significa «a leveza, a mobilidade, a capacidade de reacção instantânea e de inflexão de rumo, a sensibilidade apurada aos sinais vindos das bases», que corresponderão a uma enorme vantagem dos movimentos inorgânicos sobre as estruturas organizadas.

Ok, cada um usa os óculos e as graduações que melhor se ajustem às suas necessidades e interesses.