Etiquetas
O Miguel Reis enviou-me uma mensagem, solicitando a divulgação da iniciativa que ele e mais alguns colegas estão a dinamizar via Facebook.
Sabendo que este grito de revolta tem que alastrar e que a solidariedade com os colegas contratados é um imperativo de qualquer professor informado e que se interessa pela profissão e pela defesa da escola pública, tenho todo o prazer em dar o meu modesto contributo.
E, claro, em estar presente no próximo dia 10 de Setembro no Rossio, entre as 15.00 e as 18.00
NÃO AO MAIOR DESPEDIMENTO DA HISTÓRIA DO ENSINO
Sem professores não há escola pública de qualidade. Dezenas de milhares de docentes vão ser afastados em Setembro devido aos cortes irresponsáveis impostos às escolas. As consequências serão turmas maiores e menos apoios educativos.
A redução radical do crédito de horas destinadas a projectos escolares e os cortes orçamentais ameaçam a qualidade da escola pública. Os professores que ficarem terão ainda mais trabalho e menos salário. Muitos de nós, contratados, que toda uma vida profissional saltámos de escola em escola, sempre deixados de fora da carreira, seremos empurrados da precariedade para o desemprego (http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1849014). Este mega-despedimento ataca os nossos direitos mas também a escola pública como parte da democracia.
Dizem-nos que a culpa é da dívida. Mas não fomos nós – professores precários que se sacrificaram anos a fio – que fizemos essa dívida. Cabe a quem brincou com a economia do país e engordou com a crise assumir as suas responsabilidades. Nem os professores, nem a escola, nem os alunos devem pagar essa conta. Em vez de nos lançar na crise, é preciso investir na Escola para o país superar a crise.
Somos professores, somos precários. Em nome dos alunos e do seu sucesso, não baixamos os braços. Em Setembro, varridos das escolas, iremos para a rua. Aqui, solidários com cada escola amputada, estaremos em protesto.
RECUSAMOS O DESEMPREGO
SOMOS INDISPENSÁVEIS
VAMOS SALVAR A ESCOLA PÚBLICA
Professores indignados
Pingback: Protesto de Professores Contratados – Divulgação « (Re)Flexões | Legislação Escolar Interactiva | Scoop.it