Etiquetas

,

Antes que proponhamos as regras; que devem ob∫ervar os Me∫tres no en∫ino dos meninos pelo e∫tilo mais breve, e perfeito, advertirey primeyramente aos pays o ∫ummo cuydado, que devem ter na eleyçaõ de Me∫tres  para ∫eus filhos; porque deste acerto da boa criaçaõ (como diz Ari∫toteles) pende todo o bem dos mininos; e juntamente mo∫trarei aos Me∫tres a dignidade do ∫eu officio, com as obrigaçoens, e circun∫tancias que lhe incumbem, para com mais perfeiçaõ o exercitarem, e a utilidade que ∫e ∫egue á Republica, de que nos Me∫tres se verifiquem taes circun∫cias.

Longe de mim querer comparar-me a Manoel de Andrade de Figueiredo, tentando dar qualquer tipo de conselho ao novo ministro da educação. Se aqui trago esta pequena citação da Nova Escola Para Aprender a Ler Escrever e Contar é apenas porque não quero deixar de dar um insignificante contributo ao esforço de Nuno Crato para reformular currículos e concentrar a actividade no português e matemática não só no terceiro, mas também no segundo ciclo.

