Etiquetas
O Umbigo do Guinote é um dos blogues mais lidos na blogosfera portuguesa. No que diz respeito à blogosfera docente, em Portugal, é sem dúvida nenhuma o mais lido de todos.
Paulo Guinote gosta de ser reconhecido como “defensor dos professores”, em particular dos que trabalham na “escola pública”, que é, alegadamente, outra “menina dos seus olhos”.
Os professores portugueses, particularmente os que trabalham na escola pública, estão a ser alvo do mais brutal ataque feito contra os trabalhadores, no Portugal democrático, porque fazem parte da Administração Pública, que foi eleita como o bode expiatório da crise.
O testa de ferro deste ataque é o governo, liderado por José Sócrates e Teixeira dos Santos, coadjuvados pelo diversos responsáveis de cada ministério sectorial.
Os mandantes do criminoso ataque contra os trabalhadores portugueses são os capitalistas, os banqueiros e os especuladores internacionais, que decretaram uma crise global porque os seus imensos lucros não cresceram tão imensamente como imaginavam que poderia ter sucedido nos três últimos anos.
Os trabalhadores que estão dispostos e disponíveis para fazer frente a mais este ataque do capital, incluindo neste conjunto os professores, procuram organizar-se em torno dos seus sindicatos mais combativos e determinados. No caso dos professores portugueses, esses sindicatos estão agregados na FENPROF.
Entretanto, no espaço de 72 dias (de 6 de Agosto a 17 de Outubro) o Umbigo do Guinote tem 31 entradas em que desanca, ironiza, malha, critica e por vezes ofende quem? O(s) testa(s) de ferro do ataque aos professores? Os mandantes? Não, Guinote e companhia continuam a “malhar” na FENPROF, bem à maneira de Santos Silva que adorava malhar nos seus adversários políticos, ou de Jorge Coelho que antes de ser um “respeitável” gestor privado ameaçava quem se metesse com o seu partido.
Quo Vadis Guinote?
Cada um de nós faz as suas escolhas na vida..de acordo com a sua consciência..ou não..tudo se resume a isso escolhas…nada mais…resta um dia julgar se essas escolas foram as certas ou erradas…nós ou outro se não tivermos a capacidade para nos julgarmos a nós próprios..Bom domingo..
http://bulimunda.wordpress.com/2010/10/17/a-escolha/
Cada um de nós faz as suas escolhas na vida..de acordo com a sua consciência..ou não..tudo se resume a isso escolhas…nada mais…resta um dia julgar se essas escolas foram as certas ou erradas…nós ou outro se não tivermos a capacidade para nos julgarmos a nós próprios..Bom domingo..
http://bulimunda.wordpress.com/2010/10/17/a-escolha/
Digo:escolhas..,ou outros,
Pois, pois, também a mim não me enganas tu, a panela ao lume e o arroz está cru ( sem acento, senão implica excesso de sal e isso faz mal. Será do tempero que lhe nasce tanta azia?)
Você insiste em enveredar por caminhos esconsos. Aliás se escreve:” O Umbigo do Guinote é um dos blogues mais lidos na blogosfera portuguesa. No que diz respeito à blogosfera docente, em Portugal, é sem dúvida nenhuma o mais lido de todos.”, não percebo qual o seu papel enquanto sindicalista ao verberar isto:”Guinote e companhia continuam a “malhar” na FENPROF” para além de outros epítetos que tem usado do seu grosseiro e parco vocabulário para “malhar” em todos os professores que ripostam às suas atoardas.
Ó homem, mas que raio de serviço presta você ao sindicato que, ao invés de catalizar o pessoal passa o tempo a catapultar penedos como um ser da idade da pedra?
Sim, senhor, pelos serviços que presta à Fenprof bem pode limpar as mãos à parede.
O Umbigo e o Paulo Guinote são inspiradores de alguns blogues, deste em particular.
Tudo lá vai dar.
Qdo se quer criticar os “capitalistas”, ataca-se o Paulo Guinote;
Qdo se quer criticar o “neoliberalismo”, ataca-se o Paulo Guinote.
Que obsessão!!!
Sendo o Umbigo o blogue sobre Educação mais lido da blogoesfera, pode perguntar-se se a maioria dos professores são “neoliberais”, “capitalistas”, etc.
Se sim, de que vale um Sindicato que os quer passar por “proletários”? 😉
( espero que tenha entendido a ironia).
É que tanta obsessão só se “combate” com “graçolas”. 😉
Raras vezes vi, no “… Umbigo” entradas a comentar, vulgo cascar, noutros bloguistas.
É feio.
E, pior do que tudo, revela falta de assunto, o que, nos dias que correm, poderá ser sinal de desatenção.
Em Portugal, muito especialmente na Comunicação Social, quando não há assunto, fala-se de sexo. Vende bem.
Fica a sugestão.
Confesso que já apreciei mais o Umbigo.
Apreciava mais quando havia debate e contraditório.
Partilho a opinião do “Bulimunda” que fala da consciência e na liberdade de expressão.
Preferia o tempo em que parecia que do debate se fazia luz e se planeavam lutas contra a ADD.
Hoje parece haver um certo conformismo e mesmo os fracos comunicados da Frenprof sabem a pouco.
A dignidade dos professores saiu ferida com vitória de Socrates nesta matéria, nada o fazia prever, mas valores mais altos se levantaram.
Ainda bem que deixas cheiro por onde andas senão nem saberíamos que existes…
Observação
Enquanto decorriam as negociações entre os sindicatos a Isabel Alçada, porque razão a Fenprof fez uma aproximação ao Paulo Guinote?
Que eu saiba houve alguns leitores do Umbigo (os amiguinhos do Paulo como você os intitula) que naquela altura até criticaram um certa aproximação entre o Paulo e a Fenprof
SE ele é tão nefasto à Fenprof porque razão a direcção da Fenprof, quando lhe convinha, tentou aproveitar-se da notoriedade do Paulo Guinote?
Em suma, utilizaram o rapaz e agora deitam-no fora. O Paulo já caiu 2 vezes, e espero que tenha aprendido a lição. Pode por vezes ter algum mau feitio, mas de facto já ajudou a Fenprof no passado. Eu sou testemunha de encontros de reaproximação.
Só que o Paulo não tem culpa que a Fenprof tenha falhado a sua estratégia de 2005 até agora…
Talvez seja altura da Fenprof mudar de direcção.
Já agora uma pergunta indiscreta que talvez V. Exa não saiba.
Porque razão MN procurou ter encontros com o PG?
Corrigir de
“Que eu saiba houve alguns leitores do Umbigo (os amiguinhos do Paulo como você os intitula) que naquela altura até criticaram um certa aproximação entre o Paulo e a Fenprof”
para
“Que eu saiba houve alguns leitores do Umbigo (os amiguinhos do Paulo como você os intitula) naquela altura até criticaram um certa aproximação entre o Paulo e a Fenprof”
Experimentem viver sem os sindicatos… Tenho pena, mesmo muita pena, de não haver uma lei que apenas aplique aos sindicalizados o que os sindicatos conseguem nas negociações (umas vezes ganhando, outras vezes perdendo)…
Lendo alguns comentários acima, vejo confirmada a teoria de que entre os idiotas úteis também existe uma hierarquia. Há os idiotas úteis titulares (só para doutorados de reconhecido mérito divisionista), os candidatos que se esforçam para desenvolver as provocações do mestre e os lacaios de serviço que, na sua mentalidade subserviente, nunca apresentam uma ideia própria e só papagueiam insultos. São os idiotas úteis do último escalão da indigência mental. Que tristeza tanta sabujice!
Em Paris, em Maio de 1968, andava pelas ruas um cartaz que dizia qualquer coisa como “o meu partido é uma merda [etc.]”, referia-se ao PCF.
O partido era uma merda mas o portador do cartaz continuava a chamar-lhe “o meu partido”.
O mesmo digo eu da FENPROF, é uma merda mas o meu sindicato [a minha federação etc…]”.
Quem não percebe isto…
Eu concordo com o Paulo Guinote em muitas coisas mas, quando chega a hora, eu quero ter o meu sindicato o mais fote possível porque na hora do aperto é com o sindicato e os sindicalizados que eu posso contar, não é com o Paulo Guinote que diz muitas coisas com as quais eu concordo.
Se por discordar do sindicato eu me desvincular dele, se pela mesma razão eu não fizer greve quem ganha com isso não é o Paulo Guinote nem eu, é o cabrão.
Impressionante o que se discute nestes dias! Tristes, uns e outros! Somos mesmo uns imbecis, que estas tecnologias apenas vieram colocar ao de nú!
Perante tudo isto, venha o FMI! Venha uma comissão de gestores para governarem isto! A União Europeia quetome conta de Portugal! E deixe apenas peanups para nos entretermos! Sou de esquerda? De direita? Do Guinote? Da FRENPROF? Não! Sou de mim! Sou livre! Concordo com o razoável, venha da esquerda ou da direita, centro, radicais, conservadores, liberais, etc…Sou da razão!
Adeus Portugal, até depois, chamo-te triste por ter gente como esta, chegou a hora de capitular, está na hora de acabar!
Reb,
Não tens mesmo vergonha na cara……
Depois de teres acusado o Mestre pelas tuas escolhas e, inclusivé, partilhares e criticares o que”foi feito nos seus “telhados” -sim, porque o que apregoa não é o que faz e nisso tinhas razão- Depois de chamares nomes intimidadores a determinada “organizadora de eventos umbiguistas” e acusares de “gay” um certo “seguidor” …. Ainda não viste que todos já viram…..
A minha morcega disse-me que o Blogue do PG tem como objectivo voos mais altos e os professores que se “LIXEM”!!!!!
Mas tudo se resolve em encontros de fim de semana, “olhos nos olhos” como afirmas, não é Reb?