Numa altura em que a mobilização dos professores nas escolas tem que ser a palavra de ordem de dirigentes, delegados e activistas sindicais, em especial no caso de um sindicato tão representativo como o SPGL, faz pouco sentido estar a discutir uma revisão estatutária do sindicato, ou a sua permanência numa confederação, quando o que está em jogo é acabar com a divisão da carreira, um modelo de avaliação formativo e justo e, acima de tudo, a devolução da democracia e da autonomia à gestão das escolas.
Por tudo isso é preciso dizer a quem dirige que:
Assina a petição:
“A Direcção do SPGL procura consagrar estatutariamente uma concepção de sindicalismo em que os sócios só servem para pagar quotas. São retiradas competências à Assembleia Geral de Sócios e à Assembleia de Delegados Sindicais, concretizando-se a transformação, iniciada em 2006, do SPGL num sindicato de dirigentes, fortemente centralizado. ”
Depois do Emídio Rangel só vocês para me fazerem rir!
Há muito tempo que é assim. Transformar o SPGL numa espécie de S.A.D.
Só falta mesmo, é os sócios terem número desigual de votos…enchi-me dessas estórias. Saí há 2 anos.
Consulta:
Há o riso inteligente e há o riso alarve.
Leia a proposta da Direcção e tire as suas conclusões.
Se lhe der muito trabalho, leia o resumo feito pela habitual “muleta” da Direcção:
“A Direcção Central, na Proposta dela mesma, passaria a regulamentar TUDO, retirando poderes à Assembleia Geral de Sócios, à Assembleia Geral de Delegados, ao Conselho Fiscal – e controlando a Comissão Eleitoral (!)” (Proposta C, in Escola Informação, página 10, 2ª coluna).
É isto que lhe dá vontade de rir?
Francisco:
Lembras-te do Martinica?
Houve uma reunião sindical no meu agrupamento (para todos os professores de todas as escolas) no passado dia 19 às 15horas. Estávamos três pessoas e, de facto achei ridículo colocar-se agora a questão da revisão do estatuto…
mas onde estão os professores do SPGL?
Calendário de acção sindical até final do ano:
http://professores-unidos.blogspot.com/2009/11/calendario-de-accao-sindical-e-das.html
Francisco:
Assinei a petição duas vezes…porque da 1ª parecia-me que não tinha entrado…