Etiquetas
Passados já alguns dias sobre o evento venho dar nota de um encontro de alguns professores do ensino básico e secundário com professores universitários, no sentido de promover uma forma de olhar para a escola para além das questões mais mediáticas e imediatas.
O encontro aconteceu na linda aldeia do Arripiado, à beira Tejo e com o castelo de Almourol ao fundo.
Enquanto grande parte dos participantes se deslocou de automóvel até ao Arripiado ou até Tancos, onde atravessaram o rio numa embarcação gentilmente cedida pela Junta de Freguesia desta aldeia, outros mais dados à aventura resolveram descer o Tejo em canoa, desde Constância.
Toda a programação do encontro e das actividades lúdicas se ficou a dever a uma iniciativa promovida por professores de uma escola de Sintra, que têm sentido necessidade de reflectir sobre a educação, o sistema educativo e a profissionalidade docente no quadro das profundas alterações que lhe vêm sendo introduzidas pelas actuais políticas públicas de educação.
Os participantes, espelhando a diversidade de origens, formações e formas de olhar a escola, puderam debater os seus pontos de vista com grande abertura de espírito e sentido democrático.
No final de uma tarde que foi longa, o sentimento foi o de que tinha valido a pena ouvir vozes nem sempre concordantes, mas com as quais todos acabaram por acrescentar algo aos seus próprios pontos de vista.
Parabéns aos participantes num evento tão benéfico ao debate e à confraternização.
Parabéns pelo encontro! Não me foi possível estar presente (estive em Fevereiro na 2ª reunião realizada nas Caldas da Rainha), embora pense que certamente teremos de reunir mais vezes (os encontros por vários dias tornam-se complicados por motivos familiares).
Desejo que não desmobilizemos, pois muito há ainda pela frente.
Pingback: Breve Balanço da Iniciativa da APEDE « A Educação do meu Umbigo
parabens pelo encontro.
Parabens também por terem escolhido um local muito pertinho do local onde nasci. Sou Ribatejano e adoro esse local, embora viva no sul de Portugal.
Olinda, Maria A. e Fernando,
Os parabéns não me são devidos. Se alguém teve mérito na organização de um belo passeio e de uma tarde de excelente debate sobre temas da Escola, foram dois professores da escola D. Carlos I em Sintra: a Isabel Parente e o José Manuel Filipe.
Eu limitei-me a ter o grande prazer de participar.