Há algum tempo atrás escrevi sobre a ambiguidade de quem se diz defensor da Escola Pública e aplaude as medidas neo-liberais que o governo Pinto de Sousa aplica na área da Educação, como também já tinha aplicado à Saúde. Medidas orientadas pelo economicismo imposto pelas instâncias de regulação supranacionais, como é o caso da Comissão Europeia ou do Banco Central Europeu e dos relatórios da OCDE e outras agências internacionais.
O autor do texto que critiquei ficou muito incomodado e deu-se ao trabalho de me mandar uma mensagem de correio electrónico clamando contra a injustiça e falsidade das minhas interpretações.
Lembrei-me das palavras escritas pelo senhor Professor Doutor de Coimbra, quando ontem estava a assistir ao programa da SIC-Notícias “A Regra do Jogo”. A certa altura, argumentando em favor da bondade das políticas de MLR, José Miguel Júdice produziu esta frase brilhante, que cito de memória:
«Ainda há dias estava num aniversário com um grupo de amigos. Não sei em que partido vota cada um deles, mas suponho que o façam no PSD ou no CDS e todos eles asseguram que dão um apoio incondicional à senhora ministra.»
Pois é senhora ministra da Educação, pois é senhor primeiro ministro, pois é senhor Professor Doutor de Coimbra, diz o povo e com razão: «Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és!»